Tipos de Cogumelos (Top 15 Cogumelos Comestíveis)

Ir para a receita

Os cogumelos são um dos meus ingredientes favoritos pela sua versatilidade e nutrição. Aqui estão os 15 melhores tipos de cogumelos comestíveis para cozinhar a seguir.

  Uma variedade de cogumelos gourmet, incluindo maitake, portobello, king oyster, baby bella e botão em um fundo cinza.

Cogumelos estão brotando. O americano médio come cerca de três quilos de cogumelos todos os anos.

Isso pode soar excessivo. No entanto, existem muitos tipos de cogumelos que uma pessoa pode ter.



Quais são os melhores cogumelos e quais são seus sabores'>

Responda a essas perguntas e você poderá trazer sabores ousados ​​para a mesa da sua cozinha. Aqui estão quinze deliciosos tipos de cogumelos que você pode experimentar hoje.

  Uma pequena tigela de madeira cheia de cogumelos frescos.

1. Cogumelos Morel

Cogumelos Morel são raros. Eles só podem crescer na natureza, então não são comuns dentro de mercearias. Eles tendem a ser muito caros, especialmente nos Estados Unidos.

Mas o cogumelo morel tem um soco incrível. Tem um sabor de noz ou terra que lembra nozes.

Tem um exterior semelhante a um favo de mel, o que pode torná-lo muito delicado. No entanto, tem uma textura carnuda dentro da boca. Você pode mastigá-lo com o mínimo de esforço, mas ele permanecerá resistente, tornando-o um bom ingrediente em diferentes receitas.

Morels estão disponíveis durante a primavera. Você deve tentar encontrar aqueles que parecem gordos e úmidos. Você pode tocar os cogumelos com os dedos nus para determinar suas qualidades.

Limpe os cogumelos com água fria antes de cozinhar com eles. Você não deve comê-los crus porque podem causar cólicas estomacais, especialmente em pessoas com problemas digestivos. Morels são ótimos dentro de molhos de cogumelos para entradas.

  Uma tigela de ramen vegano com tofu, espinafre, cenoura e cogumelos shiitake.

2. Shitake

O cogumelo shiitake é o que muitas pessoas pensam quando ouvem falar de cogumelos comestíveis. Eles são nativos do leste da Ásia, mas estão disponíveis na maioria dos supermercados.

Shitakes são cogumelos finos com tampas murchas. Isso significa que você precisará usar um monte deles em receitas de cogumelos.

No entanto, muitas receitas podem acomodá-los. Eles têm um sabor umami que os torna saborosos. Se quiser um sabor mais intenso, pode encontrar os secos.

Você pode comê-los com uma preparação mínima. Corte as tampas e descarte os talos.

Misture um pouco de molho de soja com suco de limão, sriracha e óleo de gergelim. Adicione um pouco de óleo de gergelim adicional à sua frigideira e refogue os cogumelos por cinco minutos. Quando estiverem dourados, misture-os com o molho e sirva.

Shitakes são ótimos em pratos de estilo asiático, como nosso Ramen vegano , na foto acima.

  Uma pilha de cogumelos de botão branco em uma tábua de madeira.

3. Botão Branco

Os cogumelos brancos são pequenos, redondos e brancos. Eles têm um sabor suave que pode parecer aguado ou sem graça quando você os come crus.

Mas eles podem adquirir novas qualidades quando você os cozinha. Eles podem absorver óleo e temperos e podem desenvolver um bom carvão.

Você pode usar cogumelos brancos da maneira que quiser. Se você quiser fazer uma boa pizza de cogumelos, pode usar botões brancos. Você pode colocá-los em sua pizza e cozinhá-los em cima, ou você pode refogá-los com antecedência.

Eles são muito versáteis para pratos mexicanos. Eu adoro adicionar cogumelos de botão em cubos para enchiladas .

Cogumelos Shittake são mais comuns para sanduíches. Mas você pode refogar alguns botões brancos e adicionar temperos a eles. Você pode então espalhar um pouco de pesto sobre o pão integral e colocar os cogumelos por cima para um sanduíche leve.

  Uma tigela de cerâmica branca recheada com risoto de cogumelos e espinafre.

4. Cremini

Os cogumelos Cremini são populares nos Estados Unidos e na Europa. São cogumelos pequenos com topos redondos. Eles são castanhos claros, embora suas hastes possam parecer cinzas.

Você pode encontrar cogumelos cremini na maioria das lojas. Alguns locais os chamam de “cogumelos crimini” ou “cogumelos baby Bella”. Esses termos são intercambiáveis ​​com “cogumelos cremini”.

Creminis são semelhantes aos botões brancos no sabor. Eles podem parecer sem graça ou aguados se você os comer crus. Mas se você cozinhar com eles, poderá desbloquear muitos sabores diferentes.

Considere adicionar creminis em um molho de macarrão. Você pode mergulhar alguns creminis secos dentro do caldo de legumes, então você pode misturar o caldo com outros cogumelos salteados. Misture um pouco de farinha até engrossar e, em seguida, cozinhe o molho para que fique mais espesso. Usamos creminis em nossos Risoto de cogumelo .

  4 cogumelos portobello inteiros em uma tábua de corte com raminhos de tomilho.

5. Portobello

Os cogumelos Portobello são cogumelos maduros. Os agricultores as deixam crescer até ficarem grossas e largas.

Seus sabores são mais ricos do que os dos cogumelos de botão. No entanto, eles não dominam temperos ou ingredientes adicionados. Eles podem ter um sabor defumado com uma textura carnuda que pode preenchê-lo rapidamente.

Os cogumelos Portobello são ideais para “bifes” grelhados ou para fazer cogumelos recheados. Você pode fazer cogumelos portobello recheados com lasanha em 30 minutos.

Corte as hastes e, em seguida, retire as brânquias das tampas. Adicione um pouco de molho marinara em suas tampas e cubra-as com queijo ricota de amêndoa.

Você pode então adicionar um pouco de espinafre e mussarela vegana por cima. Asse os cogumelos recheados no forno por 20 minutos. Você pode ter os sabores de uma lasanha de carne sem usar carne ou salsicha.

Para um prato especial de férias à base de plantas, experimente o nosso Cogumelo Portobello Wellington !

  Uma bela exibição de cogumelos ostra em um mercado de agricultores.

6. Ostra

Cogumelos de ostra são cogumelos selvagens. Eles são magros com brânquias que se espalham para fora de seus corpos. O nome vem de sua forma e cor, que são semelhantes às conchas de ostras.

Eles têm um sabor suave, mas podem ter um odor floral ou de peixe. Esse odor pode desaparecer se você cozinhar os cogumelos por longos períodos. Se você quiser mantê-lo, você deve manter suas ostras inteiras e cozinhá-las apenas por um minuto ou mais.

Cogumelos de ostra são boas opções se você quiser um prato frito. Você pode bater seus cogumelos e depois fritá-los até ficarem crocantes como nuggets de frango!

Quando você quer algo mais saudável, você pode fazer uma torrada de cogumelos. Depois de assar algumas ostras, você pode espalhar um pouco de queijo ricota de amêndoa na torrada. Você pode então colocar as ostras por cima com um pouco de suco de limão e microgreens.

  Uma pequena pilha de cogumelos castanhos em um fundo branco.

7. Castanha

Os cogumelos castanhos são mais maduros que os botões brancos, mas são menos maduros que os portobellos. Isso torna seus sabores um pouco mais proeminentes. Se você achar os portobellos avassaladores ou muito grandes, você pode escolher cogumelos castanhos.

Seu nome vem de sua cor. Eles são marrom escuro, lembrando castanhas assadas. Isso os torna mais apresentáveis ​​em um prato do que botões brancos.

Você não pode usá-los em vez de portobellos porque eles são menores. No entanto, você pode usá-los para qualquer receita que exija botões brancos. Você pode fatiar, cortar em cubos ou cozinhá-los inteiros.

  Uma bela exibição de cogumelos porcini frescos em um mercado de agricultores na Toscana.

8. Porcini

Cogumelos Porcini são os cogumelos mais comuns na culinária italiana e francesa. Você pode encontrá-los nos Estados Unidos, embora os melhores estejam na Europa.

Porcini tem chapéus marrons com caules grossos e pálidos. A maioria tem alguns centímetros de comprimento e largura, o que significa que você pode precisar de vários deles para uma receita. Um quilo de frescos pode custar entre e , então você deve comprá-los para uma ocasião especial.

As tampas são quebradiças, então elas se desmancharão se você as encharcar. Você pode remover qualquer sujeira sobre eles usando uma toalha de papel úmida.

Porcini tem um sabor de noz ou terra semelhante a outros cogumelos. Nos EUA, os cogumelos porcini são geralmente encontrados secos. Muitas receitas de risoto, macarrão e molho de panela fazem uso deles. Você precisa mergulhá-los em água morna, depois refogue-os por alguns minutos para cozinhá-los. Cogumelos porcini secos adicionam muito sabor às receitas. Experimente-os em nosso Molho de Cogumelos .

  Cogumelos enoki frescos crus em uma bancada de mármore antes de serem cozidos. Um tipo interessante de cogumelo.

9. Enoki

Cogumelos Enoki são comuns em pratos japoneses. Eles são finos e fibrosos, o que significa que você deve comprar muitos deles. Eles são macios à mordida, embora sejam difíceis de comer crus.

Muitas receitas de sopa japonesas pedem cogumelos enoki. Você pode cozinhá-los dentro do caldo até ficarem macios. Você também pode incorporá-los em ramen e sushi como substituto de carne.

  Três cogumelos de trombeta (rei ostra) em um fundo branco.

10. Trompete (Rei Ostra)

Os cogumelos trombeta, também conhecidos como King Oyster ou French Horn, são carnudos com caules grossos e largos. Este tipo de cogumelo é o maior da família dos cogumelos ostra. Como você pode ver, cada cogumelo cresce individualmente, enquanto outros cogumelos ostra (veja o número 6) crescem em cachos.

A espessura das hastes os torna ótimos para cortar transversalmente. Você pode usar as fatias grelhando como espetinhos de frango ou até mesmo usá-los como Vieiras Veganas !

  Um leão fresco's mane mushroom is cleaned with a paper towel. This is a healthy gourmet type of mushroom.

11. Juba de Leão

Lion's Mane ganhou popularidade como um superalimento nos últimos anos. Você pode encontrá-lo fresco em alguns mercados de agricultores e lojas como a Whole Foods. Também está disponível em forma de suplemento - eu gosto mais como um aconchegante elixir .

Este cogumelo desfia-se como a carne de caranguejo e é ideal para fazer os mais deliciosos Bolos de caranguejo veganos .

  Duas tigelas de risoto de farro coberto com cogumelos chantarelle

12. Chantarelle

Os cogumelos chantarelle são um cogumelo gourmet especial que está na estação do verão ao outono, dependendo da sua localização. Como uma das variedades de cogumelos mais populares, algumas pessoas adoram caçar cogumelos e forragear seus próprios chantarelles.

Em forma de funil e tipicamente de cor dourada, existem algumas espécies de fungos que se enquadram na categoria chantarelle.

Devido às condições específicas exigidas para o cultivo de chantarelles, elas podem ser bastante caras, chegando a mais de US $ 200 por libra. Esta variedade carnuda de cogumelos selvagens é deliciosa salteada e servida em cima do nosso Risoto Farro de Cogumelos .

  Um pacote de cogumelos Shimeji ou faia marrom em um fundo branco.

13. Shimeji

Também conhecido como cogumelos de faia, o Shimeji é um tipo saboroso de cogumelo japonês. Eles são fáceis de encontrar em meus supermercados e geralmente são encontrados embalados em plástico.

Enquanto os cogumelos Shimeji são amargos crus, o amargor desaparece quando cozidos. Estes pequenos cogumelos com uma forma tradicional de “cogumelo” são deliciosos cozidos no vapor com outros vegetais ou salteados.

  Uma foto aérea de maitake, também conhecida como galinha da floresta, cogumelos em um fundo branco.

14. Maitake (Galinha da Floresta)

Cogumelos Maitake são absolutamente deliciosos em uma variedade de cozinhas. Eles são fáceis de encontrar em minhas mercearias hoje em dia, e especialmente nos mercados asiáticos.

Hen of the Woods é um excelente substituto para o frango e é uma adição maravilhosa a pratos de massa como este Pappardelle de cogumelos selvagens .

  Um cogumelo puffball gigante inteiro ao lado de duas fatias de outro puffball gigante em uma mesa de madeira.

15. Bola de Puff Gigante

Como o próprio nome indica, cogumelos gigantes puffball são cogumelos grandes e redondos. Você pode encontrá-los nas florestas ou comprá-los em mercearias.

Certifique-se de encontrar aqueles que são brancos puros. Se você comer cogumelos imaturos e marrons, pode ter uma dor de estômago.

Bolachas gigantes são semelhantes ao tofu, pois absorvem os sabores das receitas. Eles não têm um sabor real se você os comer crus.

Você pode usá-los de forma semelhante ao portobello, ou pode fazer fatias finas e fazer uma pizza com eles. Eles também funcionam um pouco como tofu .

Os 15 melhores tipos de cogumelos

Existem muitos tipos de cogumelos para escolher. Morels são caros e delicados, mas são ótimos para molhos. Shitakes funcionam como bons acompanhamentos quando você adiciona molhos a eles.

Quando você quer cogumelos como ingrediente principal, você pode obter portobellos. Você pode recheá-los com seus recheios favoritos, incluindo molhos e queijos veganos.

Se você quiser um prato italiano, você pode obter cogumelos porcini. Os cogumelos Enoki são ótimos para pratos japoneses, incluindo ramen e sushi.

Minha recomendação é visitar o mercado do seu agricultor local e procurar um produtor de cogumelos especializado.

Expanda seus horizontes. Na Yummy Mummy Kitchen, eu ajudo você a encontrar ótimas receitas veganas. Ler meu guia de trufas hoje.

Continuar para o conteúdo   Deliciosos cogumelos salteados em frigideira de ferro fundido finalizados com ervas frescas.

Ingredientes

  • 1 libra de cogumelos selvagens, como cremini, shiitake, porcini, portobello, maitake, chantarelle
  • 3 colheres de azeite extra virgem
  • 1 chalota, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • sal marinho a gosto
  • pimenta preta a gosto
  • 1/2 xícara de salsa italiana picada

Instruções

  1. Limpe os cogumelos com uma toalha de papel úmida ou uma esponja limpa. Evite enxaguar os cogumelos, pois eles podem ficar encharcados. Remova o fundo das hastes.
  2. Corte os cogumelos grandes em pedaços pequenos e deixe os cogumelos pequenos inteiros ou cortados ao meio.
  3. Aqueça o azeite em uma frigideira grande em fogo baixo. Adicione as chalotas e cozinhe até ficarem macias, cerca de 5 minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que os cogumelos estejam macios, cerca de 5 minutos.
  4. Junte o alho e cozinhe por mais um minuto ou dois. Polvilhe com salsa e adicione sal e pimenta a gosto, se necessário.

Notas

Tipos de cogumelos para experimentar!

  • Morel
  • Shitake
  • Botão Branco
  • Cremini (Bebê Bella)
  • Portobello
  • ostra
  • castanha
  • Porcini
  • Enoki
  • Trompete
  • Juba de leão
  • Chantarelle
  • Shimeji (Faia)
  • Maitake
  • Puffball gigante
Informação nutricional:
Colheita: 3 Porção: 1/3
Quantidade por porção: Calorias: 199 Gordura total: 14g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 12g Colesterol: 0mg Sódio: 717mg Carboidratos: 18g Fibra: 6g Açúcar: 5g Proteína: 5g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.