Tofu assado fácil

Ir para a receita

O tofu assado crocante com uma cobertura de gergelim doce e salgada é perfeito para adicionar às tigelas de arroz.

  Tofu assado crocante com molho de soja e gengibre é servido em uma tigela de Buda com arroz, brócolis, fitas de cenoura, fatias de rabanete, micro verduras e coentro em uma tigela branca em um balcão de mármore.

Eu não posso acreditar que eu nunca compartilhei um dos nossos jantares mais fáceis durante a semana! Eu cozinho uma panela de arroz no Instant Pot, asso ou cozinho no vapor os vegetais que tenho na geladeira e adiciono tofu assado para uma refeição nutritiva e equilibrada. eu gosto deste Tempeh assado fácil para churrasco às vezes, mas meus filhos preferem muito tofu. Se você não come soja, experimente estes Tigelas de Bento de Grão de Bico para Churrasco Coreano .



Use esta receita simples e fácil de tofu assado em qualquer uma de suas receitas favoritas, mergulhada em molho de amendoim ou com o molho de molho de soja pegajoso que compartilharei abaixo. Uma das minhas maneiras favoritas de usar tofu assado é com um esmalte pegajoso caseiro de molho de soja-maple-gengibre. Leva apenas alguns minutos para fazer e anúncios muito sabor. Se tem filhos, ou mesmo se não tem, deve experimentar estes Nuggets crocantes de tofu assado também.

Que tipo de tofu usar para tofu assado

  Um pacote de Trader Joe's organic sprouted extra firm tofu is perfect for making baked tofu.

É melhor usar tofu extra firme para assar, para que tenha uma textura carnuda e mastigável. Eu gosto deste tofu germinado orgânico do Trader Joe's, mas você pode encontrar tofu orgânico e não transgênico na maioria dos supermercados atualmente. O tofu médio é melhor para coisas como sopa de missô, enquanto o macio é bom para uma mistura de tofu mais suave (embora eu use firme para o meu burritos de café da manhã) .

Como assar tofu

  O tofu extra firme fica em uma toalha de papel e é cortado em pedaços.

O primeiro passo é drenar a água do pacote de tofu e secar. Algumas pessoas gostam de pressionar o tofu entre duas toalhas e deixar algo pesado como uma frigideira ou alguns livros em cima para pressionar a água. Eu não acho isso necessário, então eu sempre pulo essa etapa.

Como fazer tofu assado crocante

  Cubra o tofu extra firme em uma assadeira forrada de pergaminho antes de ir ao forno. Como assar tofu.

Depois que o tofu estiver seco, corte-o em cubos e coloque em uma assadeira untada com spray de cozinha ou forrada com pergaminho. Cubra o tofu com spray de cozinha ou pincele coco, abacate ou azeite. Quando você frita o tofu em óleo em uma frigideira, é o óleo e o calor que fritam as bordas. Assar no forno tem o mesmo efeito, mas com muito menos óleo. Um forno quente e um pouco de óleo são tudo o que você precisa para um tofu assado crocante. Tempere com sal e pimenta.

Dicas e truques de tofu assado crocante

  Cubos de tofu assados ​​crocantes dourados em uma assadeira recém-saída do forno.

Asse os cubos de tofu por cerca de meia hora até que o exterior esteja dourado e crocante. Se você tiver uma fritadeira, recomendo fritar ao ar em vez de assar para obter uma crocância extra!

Amido de milho : Algumas pessoas também gostam de cobrir o tofu com uma pequena camada de amido de milho para ajudar as bordas a ficarem mais crocantes. Se você quiser seguir esse caminho, simplesmente misture os cubos de tofu com uma colher de sopa de amido de milho até ficarem levemente revestidos e adicione o óleo. Não noto muita diferença ao adicionar amido de milho, então geralmente não adiciono.

Prensa de Tofu : Uma prensa de tofu é outra maneira de espremer muita água do tofu. Você pode criar sua própria prensa colocando toalhas em ambos os lados do tofu e depois colocando livros pesados ​​em cima. Eu pulo a prensagem todos juntos, pois não acho que faça muita diferença e não tenho paciência.

Congelando Tofu : Algumas pessoas juram congelar o tofu e depois deixá-lo descongelar antes de cozinhar. Dizem que isso dá uma textura ainda mais firme. Eu tentei ainda, então deixe-nos saber se você tem!

Como usar o tofu assado simples

  Um pequeno frasco de vidro de molho de amendoim tailandês caseiro com um pequeno batedor fica em um balcão de mármore. Este molho de amendoim é perfeito para mergulhar tofu assado.

Você pode usar seu tofu assado assim para adicionar Rolinho primavera , Taças de Buda , ou mergulhar Molho de Amendoim , ou esmalte com o molho de gergelim gengibre.

Esmalte de Molho de Soja Gengibre

  Uma pequena tigela de vidro cheia de molho de soja, gengibre, alho e vinagre com um garfo de ouro em um balcão de mármore.

Enquanto o tofu está assando, você pode iniciar a cobertura. Ele usa apenas alguns ingredientes e é muito melhor do que um molho teriyaki comprado na loja. Adoro usar gengibre fresco e alho em receitas de inspiração asiática como esta. Este esmalte é adaptado de isto Receita de tofu frito Bon Appetit.

  Um esmalte de molho de soja com gengibre para tofu assado é feito em uma frigideira.

Você pode adicionar todos os ingredientes do molho diretamente na panela. Depois de alguns minutos, vai borbulhar e engrossar.

  Uma frigideira recheada com tofu assado coberto com uma cobertura de gengibre de molho de soja doce e salgada pegajosa.

Adicione o tofu assado ao molho e misture. Você economizou um monte de óleo assando, em vez de fritar o tofu.

  Duas tigelas brancas cheias de arroz, tofu assado, brócolis, fitas de cenoura, microgreens e rabanete. O tofu assado com molho de soja e gengibre pegajoso é a estrela deste delicioso jantar vegetariano, vegano e à base de plantas.

Sirva seu tofu assado com molho de soja com arroz ou quinoa e seus vegetais favoritos para uma refeição fácil durante a semana. Aqui usamos brócolis cozido no vapor, fitas de cenoura, microgreens, coentro e rabanete sobre o arroz.

Continuar para o conteúdo   Tofu Assado

Ingredientes

Tofu Assado

  • 1 bloco de tofu extra firme, escorrido
  • spray para cozinhar
  • seja sal

Esmalte

  • ¼ xícara de molho de soja com baixo teor de sódio (sem glúten, se necessário)
  • 3 colheres de sopa de xarope de bordo
  • 2 colheres de sopa de arroz sem tempero ou vinagre de vinho branco
  • 1 dente de alho, picado
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim torradas

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 450 graus F.
  2. Corte o tofu ao meio. Use toalhas de papel ou panos de prato limpos para pressionar suavemente o máximo de água possível do tofu. Corte em cubos de 1' e coloque em uma assadeira forrada de pergaminho.
  3. Cubra o tofu com spray de cozinha e polvilhe com sal. Asse por 30-40 minutos, virando uma vez, até ficar crocante e dourado.
  4. Para fazer o esmalte, adicione o molho de soja, xarope de bordo, vinagre, alho e gengibre em uma frigideira em fogo médio. Mexa com uma colher de pau e cozinhe até que o molho tenha reduzido e engrossado o suficiente para que, ao arrastar a colher pelo fundo, um espaço permaneça por alguns segundos. Isso leva apenas cerca de 3-5 minutos.
  5. Adicione o tofu assado ao esmalte quente na panela e misture. Polvilhe com sementes de gergelim.

Notas

Você pode pular o esmalte e usar o tofu assado em outras receitas, ou com Molho de Amendoim .

Informação nutricional:
Colheita: 3 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 233 Gordura total: 11g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 8g Colesterol: 0mg Sódio: 968mg Carboidratos: 20g Fibra: 3g Açúcar: 13g Proteína: 18g