Tofu grelhado mediterrâneo

Ir para a receita

Esta receita de tofu marinado e grelhado é tão saborosa e uma opção perfeita para grelhar vegan de alta proteína. É perfeito para um churrasco vegano ou vegetariano.

  Uma foto aérea de tofu grelhado em cima de arroz e legumes. Uma salada está ao lado. Esta é uma ótima receita de churrasco vegetariano.

Todo verão recebo muitos pedidos de receitas de grelhados vegetarianos ou veganos. Este tofu grelhado marinado no Mediterrâneo é um dos meus favoritos, pois é uma opção à base de plantas ricas em proteínas que pode ser adicionada ao churrasco junto com qualquer outra coisa.

Embora muitas vezes pense em receitas asiáticas ao usar tofu , é realmente tão versátil e pode assumir qualquer sabor. Mistura de Tofu e Nuggets de tofu crocante são outros exemplos perfeitos disso! Deixe-me mostrar como fazer esta deliciosa receita de tofu grelhado para usar durante todo o verão.



  Os ingredientes para o tofu marinado são retratados em pequenas tigelas em uma bancada branca ao lado de um bloco de tofu.

Marinada de Tofu Grelhado

Esta marinada de tofu de inspiração mediterrânea é ótima porque combina bem com muitos outros alimentos, de salada a vegetais grelhados.

Azeite, vinagre balsâmico, alho, orégano, sal e pimenta são sabores clássicos que funcionam bem juntos – assim como em um tradicional Salada grega e outro Receitas da dieta mediterrânea .

A mostarda ajuda a emulsionar a marinada e adiciona ainda mais sabor. Embora eu tenha tentado isso pela primeira vez com um pouco de xarope de bordo, na verdade prefiro sem, pois o balsâmico tem sua própria doçura.

  As pinças viram bifes de tofu em uma grelha.

Como Grelhar Tofu

O tofu pode ser grelhado como qualquer outra coisa. Depois de absorver todos os ótimos sabores da marinada, cozinhe-o em fogo médio-alto por cerca de 5 minutos de cada lado, até que perca um pouco da umidade e apareçam boas marcas de grelha carbonizada.

Minha melhor dica é usar tofu extra firme de alta proteína. Você pode encontrar isso no Trader Joe's ou de Madeira selvagem . É tão firme que não precisa ser prensado e é muito carnudo e aguenta bem na grelha.

Este tofu é marinado em uma marinada à base de azeite, para que não grude nas grelhas. Se você reduzir o óleo ou omiti-lo, precisará adicionar um pouco de óleo à grelha.

  Um close-up de bifes de tofu grelhados.

Sugestões de veiculação

  • Cubra uma grande salada com tofu grelhado para uma refeição com baixo teor de carboidratos e alta proteína.
  • Use como a proteína para uma tigela de Buda.
  • Coisas dentro de um sanduíche ou pita!
  • Grelhe alguns vegetais sazonais ao mesmo tempo e sirva com arroz.
  • Adicione um montão de molho romesco para ainda mais sabor.
  • Esta é uma ótima receita para Preparação de Refeições Saudáveis . Grelhe o tofu no domingo e aproveite a semana toda para o almoço.
  • Crie o melhor churrasco à base de plantas com Salada de repolho vegana , Feijao cozido , e Milho Instantâneo .
Continuar para o conteúdo   Uma tigela de legumes e arroz coberto com tofu grelhado.

Ingredientes

  • 1 bloco (16 onças) de tofu extra firme de alta proteína
  • 4 colheres de azeite extra virgem
  • ¼ xícara de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • 2 dentes de alho, picados
  • bastante sal e pimenta a gosto

Instruções

  1. Com uma toalha limpa, seque o tofu para remover o máximo de água possível.
  2. Corte o Tofu em fatias de ½ polegada de espessura.
  3. Em um prato grande e raso, misture o restante dos ingredientes (azeite, vinagre balsâmico, mostarda Dijon, orégano, alho, sal e pimenta a gosto) para fazer a marinada.
  4. Adicione o tofu à marinada, virando para cobrir bem o tofu. Deixe marinar pelo menos 2 horas ou durante a noite.
  5. Pré-aqueça a grelha ou a grelha para médio-alto. Coloque o tofu na grelha e cozinhe por cerca de 5 minutos de cada lado, até que apareçam marcas escuras da grelha.
  6. Sirva com arroz e legumes se desejar.

Notas

  • Eu uso o tofu extra firme de alta proteína da Trader Joe's ou da marca Wildwood. Tem uma textura mais carnuda e não precisa ser prensado antes de usar.
  • Vai manter até 5 dias na geladeira em um recipiente hermético, tornando-o ótimo para preparação de refeições. Se sobrar, você corta o tofu em cubinhos e usa na salada, fica uma delícia.
Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 1
Quantidade por porção: Calorias: 190 Gordura total: 15g Gordura saturada: 2g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 12g Sódio: 294mg Carboidratos: 5g Fibra: 1g Açúcar: 3g Proteína: 9g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.