Tomates Recheados de Quinoa

Ir para a receita

Tomates recheados saudáveis ​​assados ​​com quinoa, espinafre e grão de bico são uma maneira bonita e deliciosa de desfrutar de uma das melhores colheitas do verão - tomates!

  Uma tigela branca cheia de quatro tomates vegetarianos recheados recheados com quinoa, grão de bico e espinafre.

Tomates frescos e suculentos devem ser um dos maiores prazeres do verão. Especialmente quando você os cultiva no quintal e os come direto da videira, doces e quentes do sol. Você deve se lembrar que usamos nossos tomates caseiros para Marinara de Tomate Fresco , Mergulhar , Sopa de tomate , e Brusqueta ! Embora ainda não tenhamos uma horta montada em nossa nova casa, ainda aproveitaremos os tomates do mercado do fazendeiro (e vamos ser reais, o Trader Joe's) nos próximos meses.

Uma maneira especialmente divertida de mostrar os tomates é retirar o interior e encher com muitas coisas boas. Desta vez, recheamos com quinoa, espinafre, polpa de tomate e grão de bico. Esta receita foi inspirada em uma receita de tomate recheado grego que encontrei enquanto olhava um livro de receitas divertido (link de afiliado da Amazon, apenas para sua informação) Ops! O livro de receitas grego saudável . As refeições são tão divertidas quando recheadas, não são'>Abóbora de bolota recheada com quinoa de cogumelos Pimentões Recheados de Quinoa Taco , e Cogumelos Portobello recheados com lasanha ! Ok, vamos conferir como fazer esses tomates recheados de quinoa fáceis.



Como fazer tomates recheados assados

  Os tomates em cima cortados sentam-se em uma tábua de corte com a polpa retirada em uma tigela de vidro.

Passo 1: Prepare seus tomates

Você pode usar de 5 a 7 tomates para esta receita. Eu usei 5 de tamanho médio enquanto fotografava esta receita e tinha recheio extra… que eu aproveitei sozinho para o almoço. Corte o topo dos tomates e retire o interior em uma tigela. Não o descarte, porém, ele adiciona um ótimo sabor ao recheio de quinoa.

  Quinoa cozinha em uma panela com polpa de tomate para encher tomates assados ​​recheados.

Passo 2: Cozinhe a Quinoa

Já falamos muito sobre cozinhar quinoa aqui no passado. Se você não leu nosso post Como Cozinhar Quinoa + Melhores Receitas de Quinoa , dê um clique! Há também um post sobre culinária grão de bico do zero também você pode estar interessado (embora eu usei grão de bico pré-cozido aqui). Na maioria das vezes cozinho quinoa no Instant Pot, mas como estamos usando tomates aqui, usei o fogão (os tomates tendem a grudar no fundo do Instant Pot e acionar o aviso de queimadura). A quinoa vai para uma panela média com um pouco de água e a polpa de tomate. Como os tomates são mais ou menos suculentos, você pode ter que continuar cozinhando a quinoa em fogo baixo para cozinhar o excesso de líquido.

  Uma panela com o recheio de tomates recheados está sobre uma bancada de mármore branco. O recheio é feito com quinoa, grão de bico, tomate e espinafre.

Passo 4: Misture as verduras e o grão de bico

Eu adoro adicionar espinafre ou rúcula aqui. Mas existem outras opções de vegetais. A receita desta aqui foi inspirada na abobrinha cozida com a quinoa, que parece fantástica. Neste ponto, o recheio está pronto para comer. Prove e certifique-se de que está delicioso e não precisa de sal ou pimenta adicional.

  Tomates crus recheados com quinoa ficam em uma caçarola antes de serem assados ​​no forno.

Passo 5: Recheie os tomates

Eu gosto de embalar o máximo possível desse recheio saboroso. Coloque os tomates em um refratário. Eu não recomendo uma assadeira, pois alguns tomates podem vazar sucos que você não vai querer pingar no fundo do forno. Coloque os chapéus de tomate de volta e no forno eles vão. Cozinhe até que estejam um pouco empolados, macios e suculentos.

  Um close-up de tomates recheados assados ​​com quinoa, espinafre e grão de bico em uma caçarola vermelha em uma bancada branca.

Sirva imediatamente e delicie-se! Acho que esses tomates recheados têm um sabor melhor logo após o cozimento. Eles podem ser reaquecidos, mas o sabor não é tão bom.

  Tomates cozidos recheados vegetarianos saudáveis ​​com espinafre e grão de bico são uma deliciosa ideia de jantar vegetariano, vegano e sem glúten. Continuar para o conteúdo   Tomates Recheados de Quinoa

Ingredientes

  • 8 tomates médios
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 cebola pequena, em cubos
  • 3 dentes de alho, picados
  • 1/2 colher de chá de sal marinho
  • 1/4 colher de chá de pimenta recém rachada
  • 3/4 xícara de quinoa, lavada e escorrida
  • 3/4 xícara de água
  • 3/4 xícara de tomate cereja cortado em quatro
  • 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido
  • 2 xícaras de espinafre fresco
  • 1/2 xícara de manjericão fresco, picado

Instruções

  1. Pré-aqueça o forno a 400 graus F.
  2. Use uma faca para cortar os topos dos tomates em um ângulo, como faria ao esculpir uma abóbora. Retire a polpa com uma colher e coloque-a em uma tigela. Tempere os tomates sem caroço levemente com sal e pimenta.
  3. Aqueça o azeite em uma panela média. Adicione a cebola e refogue até ficar macia, cerca de 5 minutos. Adicione o alho, sal e pimenta e refogue mais dois minutos. Adicione a quinoa, polpa de tomate e água e mexa para combinar. Leve ao fogo e tampe. Cozinhe em fogo baixo até que a quinoa esteja cozida, cerca de 15 minutos. Se a quinoa ainda estiver muito úmida, cozinhe por alguns minutos descoberta para evaporar um pouco do líquido. Junte os tomates, o grão de bico, o espinafre até que o espinafre murche.
  4. Prove um pouco e adicione mais sal ou pimenta, se desejar. Coloque os tomates sem casca em um refratário. Coloque a mistura de quinoa dentro dos tomates e coloque os tomates de volta. Asse por 20 minutos até que os tomates estejam bem macios. Decore com manjericão fresco.

Notas

Você pode ter recheio extra, dependendo do tamanho e do número de tomates que usar. Às vezes eu uso apenas 5 ou 6 tomates e aprecio o recheio ao lado.

O sabor deste prato é melhor quando acaba de ser cozido.

Informação nutricional:
Colheita: 4 Porção: 2 tomates
Quantidade por porção: Calorias: 203 Gordura total: 6g Gordura saturada: 1g Gordura trans: 0g Gordura insaturada: 4g Colesterol: 0mg Sódio: 298mg Carboidratos: 32g Fibra: 8g Açúcar: 10g Proteína: 9g

A informação nutricional é calculada automaticamente pela Nutritionix. Não sou nutricionista e não posso garantir a precisão. Se sua saúde depende de informações nutricionais, calcule novamente com sua calculadora favorita.